quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Voluntariado na Escola

Voluntariado na Escola

O Clube Europeu da Escola Profissional da Horta não quis deixar passar esta data sem manifestar o seu interesse em sensibilizar os seus formandos para a importância da sua participação cívica e no impacte positivo que as suas iniciativas têm na comunidade em que vivem.
Deste modo, na sequência das sessões de formação do programa Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso, o Clube Europeu organizou o debate, denominado Walking Debate: Apatia vs Participação, que contou com a presença do Diretor Geral e Provedor da Santa Casa da Misericórdia da Horta, sr. Fernando Dutra, a vereadora da Câmara Municipal da Horta, dra. Ester Pinto Pereira e a dra Bela Dutra, que com o seu testemunho indicaram caminhos de participação cívica. Para além disso, a dra. Ana Luísa Teixeira, coordenadora do Serviço de Psicologia e Apoio Ocupacional da Escola Profissional da Horta, definiu e desmistificou conceitos que se prendem com a participação cívica e que facilmente se confundem, nomeadamente Empreendedorismo Social e Voluntariado.
Durante esta manhã, foram também apresentados alguns trabalhos realizados pelos formandos no âmbito social, relacionados com o ambiente, violência no namoro, voluntariado, entre outros.
Para além disso, contámos com a presença de dois formandos da nossa Escola, que relataram na primeira pessoa a experiência de voluntariado. Falando a partir do coração, tocaram o coração de todos os presentes…e, possivelmente, mudaram a postura de apatia de muitos para a vontade em participar em iniciativas sociais.
 Na parte da tarde, as formandas do curso técnico de Apoio Psicossocial desenvolveram diversas atividades junto dos utentes da Santa Casa da Misericórdia da Horta, desde uma peça de teatro, um coro de Natal, leitura de poemas e dança. Posteriormente, acompanharam os idosos, realizando atividades de motricidade fina, manicura e diálogo. Em suma, com muito boa vontade, solidariedade e com espírito voluntário levaram um pouco de felicidade àqueles que, muitas vezes, se sentem esquecidos e abandonados.
O Clube de Empreendedorismo espera que o debate entre a Apatia e Participação tenha feito nascer neste dia jovens mais ativos.




A Coordenadora do Clube de Empreendedorismo

Regina Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Convívios 3ºano - Final de ano formativo 2017/2018

A turma do curso técnico de Marketing e a turma do curso técnico de Eletricidade Naval as duas finalistas do 3º ano organizaram um almoç...