quinta-feira, 20 de abril de 2017

Submarino Lula1000

No dia 19 de Abril de 2017 tivemos a presença de Kristen Jakobsen na Escola Profissional da Horta, apresentando o seu projeto e algumas das descobertas já esfetuadas. Esta palestra contou com a presença do Curso Técnico de Informação e Animação Turística e do Curso de Assistente Familiar e Apoio à Comunidade.
A palestra teve a duração de 1h, repleta de histórias acerca do submarino Lula1000 e das suas descobertas.     

O submarino Lula1000 leva uma tripulação de três pessoas e viaja a uma profundidade de 1000 metros, à procura de habitats desconhecidos.
O submersível é único no seu género. A vigia esférica de 1,4 m de diâmetro permite à tripulação uma excelente visão do fundo do mar. Assim, o Lula1000 é a ferramenta ideal para observações e documentação da fauna marinha.
O Lula1000 foi construído de acordo com as normas da sociedade classificadora Germanischer Lloyd, que anualmente procede a inspeções e testes.
Kristen Jakobson também abordou algumas das suas descobertas desde âncoras até alguns destroços de barcos já afundados.
Um dos mergulhos foi ao naufrágio do submarino alemão U-581 da II guerra mundial, afundado a 2 de Fevereiro de 1942, ao largo da ilha do Pico, a uma profundidade aproximadamente de 900 metros.
O naufrágio foi localizado pela tripulação do Lula1000 em Setembro de 2016.
O submarino U-581 é hoje um verdadeiro recife artificial de águas frias, colonizado por várias espécies de corais de profundidade, esponjas, inúmeros outros peixes e crustáceos.

“O naufrágio está em bom estado de conservação, onde é possível ver-se perfeitamente o casco, torre de comando, veio de hélice e as deformações causadas pela detonação de bombas de água que levou ao seu afundamento.” Referiu Kriten Jakobson. https://www.youtube.com/watch?v=XlcrgjMFsRI









Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Convívios 3ºano - Final de ano formativo 2017/2018

A turma do curso técnico de Marketing e a turma do curso técnico de Eletricidade Naval as duas finalistas do 3º ano organizaram um almoç...