quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Different Stars of the Same Stage- 2016/2017

Neste primeiro ano em que a nossa Escola participou num projeto Erasmus + como organizadora, foram muitas as experiências vividas pelos nossos formandos e inúmeras as recordações que certamente marcaram as suas e as vidas de outros jovens envolvidos neste projeto.
'Different Stars of the Same Stage' permitiu valorizar jovens de diferentes países que, estando geograficamente distantes, se uniram e representaram em conjunto peças de teatro que refletiram o espírito de luta por uma Europa unida. Estivemos em Timisoara, na Roménia, representando a peça 'I am special' . Refletindo sobre o problema do desemprego e da segregação, esteve em palco a história da dificuldade em muitas vezes tentar subir na vida. A luta das 'classes sociais' ainda está muito patente nas nossas vidas, apesar de muitas vezes disfarçada, mas ainda há muito para mudar.
Em Tokaj, Hungria, subiu ao palco uma mini-peça que retratou o ambiente escolar vivido por muitos. A ideia surgiu de uma curta metragem húngara 'Mindeki' ('Todos') que foi galardoada com un óscar. O seu título é um excelente ponto de ligação, porque neste projeto Erasmus+ participam pessoas muito diferentes, de diferentes países, de diferentes culturas, ideis e emoções que quando se juntam, toranm-se 'todos' em torno de um propósito. Claro que o mais interessante, é que quando se juntam constituem um grupo, uma comunidade. A peça reflete o poder que uma comunidade pode ter em reagir e promover a mudança. No fundo, o grande mote da 'união faz a força' é a base de todo o projeto pois, queremos aprender a viver em conjunto, aprendendo a viver com as diferenças de cada um. Ambicioso de facto, mas quem sabe se projetos como este possam formar pequenas comunidades que terão voz ativa no futuro e possam marcar a diferença!
No início de mais um ano do projeto, queremos registar alguns dos momentos altos do ano formativo 2016/2017.








Palestra ao ar livre no Jardim do Relógio- Curso Assistente Familiar e Apoio à Comunidade

No passado dia 24 de julho, a turma do curso Assistente Familiar e Apoio à Comunidade, no módulo de Dietética e Confeção dos Alimentos assistiu a uma palestra ao ar livre no Jardim do Relógio. A palestra foi apresentada pelo engenheiro biotecnólogo Artur Oliveira, coordenador do departamento da comercialização de algas, da empresa SeaExpert. Após breve referência sobre o funcionamento e logística da empresa, foi abordada a importância das algas, as funcionalidades e os valores nutricionais das mesmas.
Os objetivos da atividade foram:
          - conhecer a dinâmica e logística da empresa;
          - visualizar diferentes tipos de algas alimentares e para biotecnologia;
          - explicar particularidades nutricionais das algas alimentares;
          - compreender os benefícios para a saúde através das algas alimentares;
          - conhecer as diferentes formas de confeção das algas alimentares consoante a espécie de alga.
              A atividade permitiu aos formandos a aprendizagem de particularidades numa área subestimada e pouco conhecida mas igualmente importante no sector alimentar, tendo sido uma oportunidade gratificante para os formandos.



                                                                                                                               Alexandra Sousa


Convívios 3ºano - Final de ano formativo 2017/2018

A turma do curso técnico de Marketing e a turma do curso técnico de Eletricidade Naval as duas finalistas do 3º ano organizaram um almoç...