quinta-feira, 20 de abril de 2017

Submarino Lula1000

No dia 19 de Abril de 2017 tivemos a presença de Kristen Jakobsen na Escola Profissional da Horta, apresentando o seu projeto e algumas das descobertas já esfetuadas. Esta palestra contou com a presença do Curso Técnico de Informação e Animação Turística e do Curso de Assistente Familiar e Apoio à Comunidade.
A palestra teve a duração de 1h, repleta de histórias acerca do submarino Lula1000 e das suas descobertas.     

O submarino Lula1000 leva uma tripulação de três pessoas e viaja a uma profundidade de 1000 metros, à procura de habitats desconhecidos.
O submersível é único no seu género. A vigia esférica de 1,4 m de diâmetro permite à tripulação uma excelente visão do fundo do mar. Assim, o Lula1000 é a ferramenta ideal para observações e documentação da fauna marinha.
O Lula1000 foi construído de acordo com as normas da sociedade classificadora Germanischer Lloyd, que anualmente procede a inspeções e testes.
Kristen Jakobson também abordou algumas das suas descobertas desde âncoras até alguns destroços de barcos já afundados.
Um dos mergulhos foi ao naufrágio do submarino alemão U-581 da II guerra mundial, afundado a 2 de Fevereiro de 1942, ao largo da ilha do Pico, a uma profundidade aproximadamente de 900 metros.
O naufrágio foi localizado pela tripulação do Lula1000 em Setembro de 2016.
O submarino U-581 é hoje um verdadeiro recife artificial de águas frias, colonizado por várias espécies de corais de profundidade, esponjas, inúmeros outros peixes e crustáceos.

“O naufrágio está em bom estado de conservação, onde é possível ver-se perfeitamente o casco, torre de comando, veio de hélice e as deformações causadas pela detonação de bombas de água que levou ao seu afundamento.” Referiu Kriten Jakobson. https://www.youtube.com/watch?v=XlcrgjMFsRI









quarta-feira, 19 de abril de 2017

Visita de Estudo à Torre do Relógio

No dia 18 de Abril a turma de Técnico de Informação e Animação Turística do 1º ano realizou uma visita de estudo ao Monumento da Torre do Relógio, localizado na freguesia da Matriz, acompanhados pela formadora Ana Rita Henriques da UFCD: Dinamização de Atividades em Contexto Turístico. É também o Dia Internacional dos Monumentos e dos Sítios.
Esta visita de estudo teve como intuito conhecer um dos variados pontos turísticos que a Cidade da Horta tem para oferecer.
À chegada os formandos foram recebidos pela Dra. Rita Dias, começando a visita com diversas histórias acerca desta Torre. Localiza-se junto ao Jardim Florêncio Terra com uma data de construção que recua ao século XVIII.
 Esta foi a primeira Igreja da Matriz em 1597, como praticamente todas as igrejas e conventos da cidade da Horta, incendiada pelos corsários ingleses. Algum tempo depois, deu-se início à sua reconstrução, com obras decorridas entre 1607 e 1615 ficando novamente pronta para o culto.
Ao longo dos séculos foi sofrendo os efeitos de inúmeros sismos que abalaram a ilha, sendo que já nos finais do Século XVIII não oferecia segurança para poder ser utilizada sem importantes obras de manutenção.

Por fim, guiou-nos pela Torre, no cimo da mesma pudemos apreciar uma vista quase completa da Cidade da Horta.










Visita de Estudo ao Bico Doce de Castelo Branco

No dia 18 de Abril a turma de Técnico de Contabilidade seguidos pela formadora Célia Pereira realizou uma visita de estudo ao Bico Doce de Castelo Branco.
Na chegada foram recebidos pelo Senhor Hugo que os guiou ao armazém, onde explicou que tipo de produtos o Bico Doce compra e o local onde se abastecem. Após a visita ao armazém, foram guiados até ao local onde acontece a produção de pão, deu uma pequena explicação de como era feito e quais as máquinas necessárias para a produção do mesmo.
Tiveram a oportunidade, também, de visitar a secção onde se trata os produtos de pastelaria e conhecer os passos e todo o processo de confecção.

Conheceram o Escritório que trata das impressões e reclamações, como indicado pelo Senhor Hugo. Concluindo a visita, visitaram  a Sala de Contabilidade que é responsável pela inovação da Tecnologias e dos métodos utilizados para que os trabalhadores adquiram novos conhecimentos.












quarta-feira, 5 de abril de 2017

ERASMUS+ Different Stars of the Same Stage
1ª semana de intercâmbio europeu

Realizou-se na semana de 25 a 31 de março o primeiro momento de intercâmbio entre formandos da nossa Escola e dos países parceiros no projeto, Itália, Hungria, Roménia e Turquia.
Desta vez, o encontro foi na Roménia, mais precisamente na cidade de Timisoara. Os nossos formandos foram recebidos por famílias de acolhimento e experienciaram o seu modo de vida e fundamentalmente da vida escolar.
Durante a semana, para além das inúmeras atividades culturais, os jovens estiveram reunidos para ensaiar em conjunto a peça apresentada pela Roménia e ensaiada por cada equipa no seu país de origem. Reuniram-se no palco juntos pela primeira vez para representarem a cultura romena mas essencialmente para mostrarem que é possível construir uma Europa unida enaltecendo as diferenças que em vez de nos afastarem nos devem tornar mais fortes na diversidade e na luta por uma Europa pacífica.
No final da semana, no dia da partida, os rostos tristes expressavam a distância geográfica que afastaria os alunos, mas também a proximidade que se gerou entre todos e que jamais será esquecida.
A primeira semana de intercâmbio mostrou que a Escola abriu portas e abraçou um projeto que permitirá aos nossos formandos crescerem e tornarem-se cidadãos mais ativos e empenhados na construção de uma sociedade mais solidária e livre de preconceitos.


























Convívios 3ºano - Final de ano formativo 2017/2018

A turma do curso técnico de Marketing e a turma do curso técnico de Eletricidade Naval as duas finalistas do 3º ano organizaram um almoç...